X
    Categories: Blog

10 dicas para quem quer começar a pedalar

Eu pedalo há muitos anos, mas inicialmente era como brincadeira de criança. Naquela época eu já tive uma experiência nada agradável de comprar um terreno (gíria para um belo tombo), mas isso não me assustou de continuar no esporte.

Hoje pratico com frequencia o ciclismo (MTB: Mountain Bike), consegui levar minha esposa e vários amigos para o esporte, mas para iniciar, tive que ir fuçando e me enturmando sozinho, e por isso acho que algumas dicas para quem deseja começar pode facilitar este percurso.

Por isso resolvi escrever as 10 dicas para quem está começando no esporte. Vamos lá !

1. Tenha uma loja de confiança, especializada, que possa te dar o apoio com informações. Comprar acessórios e bikes em supermercados ou grandes lojas pode até ter suas vantagens financeiras, mas na hora do aperto tudo sempre fica mais difícil. Em uma loja especializada, a atenção é o diferencial. No meu início eu me procurei o Willians e da Marília, do Espaço da da Bike, duas pessoas com super atenciosas, pacientes e honestas, eu recomendo.

2.Quando você for começar a pedalar, procure não ir sozinho (por questão de segurança), utilize no mínimo capacete (por questão de segurança) e respeite ao máximo as regras de trânsito (por questão de segurança). Portanto, seguraça é fundamental.

3.Procure fazer os primeiros pedais ainda na cidade e com uma turma que tenha o mesmo ritmo seu (iniciante). Ficando na cidade, em caso de imprevistos, como pneu furado ou falta de água, tudo fica mais fácil.

4.Ao procurar uma turma para pedalar junto, consulte qual é o ritmo do grupo com antecedência. Tive uma experiência não muito agradável em um pedal mais puxado, sendo que eu já pedalava há uns 4 meses. Resolvi seguir uma turma mais avançada que ia para Tanquinho (Piracicaba), percorrendo 50Km aproximadamente. Era uma distância que eu já tinha feito, só que num ritmo muito menos puxado. Resultado: fiquei para trás, no meio de um canavial às 22h, tive que me virar para voltar. Detalhe, ninguém esperou.

Sugestão: Para um pedal mais light, o Espaço da Bike organiza um grupo quinzenal que sai aos domingos de manhã na frente da Coplacana, é o chamado “Pedal Família”, por ser mais leve. A vantagem é que o pessoal vai dando apoio, moral e técnico.

5.Tenha obrigatoriamente pelo menos o kit básico de reparos, que seria uma câmara de ar, kit remendo (cola, remendo e espátula) e principalmente a bomba de ar. Com isso você já consegue se virar para a troca de um pneu.

6.Ao fazer um passeio mais longo, leve sempre uma garrafa de água. Veja bem, o volume de agua que você vai consumir pode variar muito conforme a hora do seu pedal, temperatura e, principalmente, ritmo do passeio. Recomendo sempre levar uns trocados. Tenho uma amiga que sempre esquece do dinheiro, rsrsrs.

7.Protetor solar ! Não preciso nem explicar o porque !

8.Para quem não pedala ou não conhece o esporte e vê um ciclista, normalmente pensa que aquelas roupas são exageros, mas na verdade não são. A blusa apropriada auxilia na questão da transpiração para não manter o corpo tão molhado, além da facilidade dos bolsos nas costas e a bermuda permite uma liberdade maior para realizar o movimento de giro do pedal. Uma bermuda comum pode atrapalhar quando as distâncias são mais longas.

9.Consulte os percursos com alguém mais experiente, principalmente por questão de segurança. Alguns locais se tornam pontos de fácil abordagem para a bandidagem, principalmente em alguma subida, onde a velocidade reduz significativamente. Em Piracicaba esse local é a Av. Laranjal Paulista, sentido campestre. Tenho passado por lá na parte da manhã, bem cedo e nunca tive problemas. Mas o retorno eu prefiro desviar o caminho ou passar em turmas grandes.

10.Por fim, e não menos importante, leve um celular para ligar para alguém te resgatar e para registrar as novas paisagens que você vai presenciar.

Bom, fico por aqui, estou a disposição para ajudar pelo menos dentro da minha experiência.

Abraços.

 

 

 

Gustavo:
Related Post