Se você não tem uma loja virtual saiba que este artigo também pode servir para você! Vou explicar.
Muitas pessoas imaginam que Comércio Eletrônico é apenas uma interface onde seu cliente pode escolher um produto, adicionar ao carrinho de compras, pagar e aguardar o recebimento do produto. Está correto! Entretanto, é necessário entender que uma vitrine virtual também é uma interface de comércio, pois você cria um vinculo com o cliente que pode gerar um negócio. Por isso algumas das dicas abaixo também servem para você que tem um site.
1. Público
Quem é seu público alvo. Defina claramente com quem você vai se comunicar para uma identificação mais clara da sua marca e segmento.
2. Atendimento
Não adianta criar diversos canais de atendimento se o tempo de resposta por eles for lento. Crie os canais mais práticos e que permitam um rápido retorno. Atendimento rápido é um diferencial.
3. Política de trocas
Deixa claro no seu site qual é a forma de entrega e a política de troca de produtos.
4. Divulgação
Algumas pessoas acreditam que por estar na internet a sua loja será divulgada automaticamente. Errado! Você precisa aplicar os mesmos conceitos de divulgação como uma loja virtual, só que por caminhos diferentes, como banners em blogs, Google AdWords, posts pagos, eMail Marketing, etc.
5. Fornecedores
Selecione fornecedores que tenham capacidade de atender a sua demanda rapidamente e, principalmente, condições comerciais competitivas.
6. Descrição de produtos
Use a tecnologia a seu favor. Quanto mais informações do produto, melhor! Descrição detalhada, fotos em vários ângulos, depoimentos e, principalmente, videos.
7. Formas de pagamento
Grande parte das vendas pela internet são feitas através de pagamento com cartão, e isso tem uma explicação. O cliente muitas vezes compra por impulso e, naquele momento, ele está apto a adquirir aquele produto. Com boletos esse momento pode passar e o cliente desistir da compra. Algumas ferramentas fáceis que indicamos é o PagSeguro e o PayPal.
8. Análise de resultados
É fundamental utilizar ferramentas para analisar os resultados. Sistemas como o Google Analytics permitem uma visão do que está sendo acessado em seu site, de onde os clientes estão vindo e, principalmente, como estão encontrando você no Google. Se você fez algum anúncio em site de parceiros, esta ferramenta também informará estas origens.
9. Plataforma
Você precisa escolher a ferramenta conforme sua perspectiva de crescimento. Existem software que custam pouco mas cobram valores maiores de comissão sobre as vendas. Você pode optar também por um sistema customizado.
10. Parcerias e Promoções
Em alguns segmentos de mercado existem muitos sites especializados, como blogs. Você pode criar parcerias e promoções entre estes canais para dar maior visibilidade a sua empresa, como sorteio de brindes!