Como criar o gráfico de Gantt no Excel
O gráfico de Gantt é uma excelente ferramenta que facilita o controle de atividades e tarefas, permitindo monitorar visualmente os prazos programados e assim criar um controle mais eficiente para acompanhamento dos projetos. Na video-aula a seguir vou ensinar a como construir este gráfico, sem complicações.
Vale lembrar que esta ferramenta pode ser utilizada em diversas áreas, como por exemplo em um artigo científico ou trabalho acadêmico para apresentar o cronograma das atividades que deverão ser cumpridas. Com o gráfico, você poderá transmitir para seus leitores, de forma mais fácil, um panorama do escopo do projeto e o cronograma que deverá ser seguido. Isso, em um trabalho acadêmico, com certeza agradará aos professores e a banca avaliadora, pode ter certeza.
Na video-aula a seguir utilizamos como exemplo as atividades referente a organização de uma formatura, levantando os principais pontos do início da organização do evento.
Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos !
Abraços !
Como descobrir quem é o dono de um site ?
Muitas vezes você fica em dúvida sobre a credibilidade de um site, principalmente se você está comprando algum produto. Se o site tem a terminação “.BR” existe uma maneira bem fácil de consultar algumas informações sobre a propriedade do site, basta você acessar o site http://registro.br
O registro.br é o órgão que gerencia todos os domínios no Brasil com terminação “.BR”, vale lembrar que se o domínio termina apenas com .COM ou .NET existem outros meios para verificar, já que o registro.br não tem controle sobre estes sites.
Ao acessar o site registro.br, você terá a disposição um campo para digitar o nome do site, como na imagem abaixo:
Neste exemplo, vou pesquisar as informações do site do TERRA, ao consultar, o sistema retorna o seguinte:
Domínio terra.com.br já está registrado.
Mais informações
Clique em “Mais Informações” e o sistema exibirá o nome dos DNSs.
Logo após as informações de DNS, o sistema exibirá a seguinte frase:
Caso necessite obter mais informações sobre este domínio, consulte pelo Whois.
Clique em “Whois” e você terá as informações completas a respeito da propriedade do site. Nesta consulta você saberá inclusive os IDs das pessoas responsáveis pelo site, tanto de forma administrativa como técnica.
A partir destas informações, se você clicar sobre o CNPJ ou CPF, poderá inclusive consultar outros sites vinculados ao mesmo documento.
Espero que estas informações possam ajudar !
Abraços !
Qual a diferença entre um tablet, um netbook e um notebook ?
Muitos me perguntam qual a melhor opção de compra, um TABLET, um NETBOOK ou NOTEBOOK. Bom, na verdade todos são excelentes, principalmente para quem gosta de tecnologia, entretanto o que definirá sua escolha será a sua real necessidade. Vou levantar algumas situações e você verá qual a melhor opção.
TABLET: O tablet tem como principal característica seu tamanho e praticidade, pois cabe em um bolsa e pode ser levado sem ocupar muito espaço. Ocorre que o TABLET tem suas vantagens e também desvantagens. Se você é uma pessoa que consome bastante informação, gosta de navegar na internet, ler e enviar eMails e utilizar aplicativos, o TABLET torna-se uma excelente opção. Por outro lado, se você precisa escrever bastante conteúdo e está acostumado com os recursos do WORD por exemplo, você terá muitas limitações. Se sua opção for um IPAD por exemplo, você terá grandes restrições para transportar arquivos, pois esta plataforma nao permite simplesmente copiar e colar como é feito em um PC.
NETBOOK: Este equipamento se assemelha ao tablet por causa do seu tamanho, que não é exagerado, e também tem as características de um notebook, pois tem um teclado completo, o que facilita muito para quem deseja produzir textos. Além disso, o NETBOOK permite o gerenciamento de arquivos da mesma forma como você está acostumado em um PC. Uma das desvantagens é que normalmente o processador destes equipamentos é muito inferior, pois eles tentam reduzir ao máximo seu preço, e isso torna-o mais lento que os computadores que você deve estar acostumado a usar.
NOTEBOOK: Andar com um equipamento destes na rua não é fácil, os notebooks são grandes e não podem ser colocados em uma bolsa, você deverá levá-lo em uma mochila ou pasta executiva. A vantagem fica por conta da grande capacidade de armazenamento e de processamento, se assemelhando as características de PCs, além dos monitores serem bem maiores.
De forma resumida, a dica é a seguinte:
Se você tem filhos e quer entretê-los em momentos difíceis,compre um TABLET
Se você gosta de navegar na internet e redes sociais, compre um TABLET.
Se você precisa algo mais poderoso do que um TABLET mas não abre mão do conforto de ter um equipamento compacto, compre um NETBOOK.
Se você trabalha muito com o computador, precisa de espaço e processamento e, principalmente, mobilidade, compre um NOTEBOOK.
Espero que estas dicas ajudem na decisão da compra do seu próximo equipamento.
Abraços !
Curso de facebook para empresas
Tudo que você precisa saber sobre o Facebook em um só curso. É assim que poderíamos definir o Curso Facebook para Empresas. Ele foi cuidadosamente desenvolvido para aqueles que desejam tirar o máximo proveito das ferramentas presentes do Facebook, para benefício de sua própria empresa ou negócio.
Voltado para profissionais focados, com metas e objetivos traçados e que veem no Facebook uma oportunidade para potencializar seus investimentos, economizar, aumentar resultados e maximizar o alcance de seus produtos e serviços na internet.
A ferramenta mais importante para empresas dentro do Facebook são as fan pages. E é por isto, que um dos aspectos principais abordados no curso é a construção e planejamento das Fan pages. Estas ferramentas são o principal instrumento de comunicação e interação entre empresa e cliente dentro do Facebook. E o curso Facebook para Empresas aborda de forma clara os seus principais aspectos. Planejamento, execução e publicidade.
Abordamos desde como proceder nas primeiras etapas da implementação de uma fan page, desde a escolha do Design, até aspectos como indicação das melhores estratégias em matéria de marketing digital dentro da rede para as fan pages já em operação.
Alguns pontos abordados no curso são:
- Como fazer a customização de fan pages;
- Como fazer o gerenciamento de páginas;
- Entendendo as métricas, gráficos, dados e números do Facebook;
- As melhores técnicas de engajamento social na rede;
- Como criar e gerenciar campanhas de anúncios no Facebook Ads e muito mais.
O curso Facebook Para Empresas nasceu com o intuito de apresentar de forma simples e clara, as ferramentas e conceitos mais úteis dentro do Facebook, em especial para aqueles mais interessados em conhecê-las.
É um dos melhores curso disponível na internet abordando as ferramentas do Facebook como elementos importantes da experiência Web 2.0, para pequenas e médias empresas, além de profissionais liberais e interessados no assunto. É o curso que faltava para pessoas que por vários motivos trabalham com conteúdo digital, manutenção de Fan Pages ou divulgação de serviços on-line e tem o objetivo de melhorar o posicionamento de sua marca diante do consumidor.
Abordando de forma didática, prática e atraente os fundamentos de criação e estratégias de envolvimento social dentro do Facebook. O curso Facebook para Empresas é dividido em uma série de vídeos aulas que colocam o participante em contato com as melhores dicas e conselhos de especialistas na maior rede social do mundo disponíveis no mercado. Este excelente material audiovisual, foi planejado e editado para potencializar seu aprendizado. Assim, o curso Facebook para Empresas proporciona a você a oportunidade perfeita para fortalecer a sua marca e torná-la mais conhecida perante seus consumidores, clientes e parceiros. Tudo isto por um investimento acessível atraente.
O que é TI ( Tecnologia da Informação) ?
Podemos definir TI, Tecnologia da Informação, como todas as atividades e recursos tecnológicos utilizados para a gestão da informação dentro de uma organização, seja ela privada ou pública. Essa gestão compreende desde a transformação dos dados em informações, armazenamento, transmissão, acesso e uso das mesmas pelos usuários.
Muitos empresários ainda sub-utilizam os recursos computacionais disponíveis dentro de uma empresa, usando muitas vezes apenas o básico para atividades simples. Com isso, as informações geradas são utilizadas apenas para consultas e controles rotineiros, sendo que as mesmas poderiam estar sendo utilizadas para auxiliar os gestores na tomada de decisões, destacando a empresa no mercado e ganhando competitividade.
O uso da TI pode, sem dúvida, gerar um diferencial para a empresas, economizando recursos materiais e humanos, otimizando processos e, principalmente, reduzindo custos. É necessário que se entenda que o investimento nesta área não pode ser considerado uma despesa, mas sim um investimento que dará fôlego a empresa para se manter no mercado.
A contratação de uma empresa especializada para consultoria na área de TI ou a contratação de um profissional, pode auxiliar a empresa na definição das melhores tecnologias que podem ser adquiridas, implantadas ou desenvolvidas dentro da empresa. Desta forma a adoção das tecnologias não será feita apenas por uma questão de modismo, mas sim baseado numa estratégia que estará alinhada com os objetivos da empresa.
Prof. MSc. Gustavo Gonzalez.
Como criar uma senha segura !
É fato que hoje em dia nós somos obrigados a guardar dezenas de senhas para uso em nossas rotinas de trabalho e na vida pessoal, é senha de banco, senha de eMail, senha para desbloquear celular, entre tantas outras. Ocorre que por uma questão de comodidade nós acabamos criando senhas com combinações muito simples ou até mesmo utilizando a mesma senha por anos. Este tipo de conduta é que acaba facilitando e muito a invasão de contas de eMail, sites ou sistemas.
No livro “A Arte de Enganar”, Kevin Mitnick desmistifica que descobrir senhas é um trabalho apenas para hackers super inteligentes, hoje existem formas simples de quebrar senhas como a utilização de vírus (Cavalo de Tróia) que são enviados ou até mesmo de maneiras simples quando, por exemplo, o usuário grava a senha no navegador para agilizar o acesso a sistemas. Este tipo de procedimento acaba facilitando o acesso por pessoas não autorizadas.
Vale lembrar também que grande parte das invasões ocorre internamente, dentro da própria empresa. São funcionários descontentes ou mal intencionados que se aproveitam da ingenuidade de outros usuários.
Bom, para quem deseja criar senhas mais complexas e reduzir os riscos de ter suas contas invadidas, segue algumas dicas:
1.Sempre utilize no início ou no final algum caracter especial, como @, &, $ ou %
2.Não utilize sequencias como 123 ou abc.
3.Sempre utilize uma ou duas letras maiúsculas
4.Para ajudar na criação da senha, pense em um frase ou filme que você gosta muito e utilize as inicias de cada palavra. Por exemplo: “De volta para o Futuro”. A senha poderia ser $Dvpof1976 (Não sei se este foi o ano correspondente que o ator voltou no tempo, rs).
5.Se puder fazer uma pequena variação nas senhas entre sites também é interessante, pois caso uma senha seja descoberta você reduz o risco que outros sistemas também sofram ataque. Muitas vezes os hackers invadem sistemas mais vulneráveis pois sabem que a maior parte dos usuários repete as senhas, portanto a chance da senha do seu Facebook ser a mesma é muito alta.
6.Evite digitar sua senha em sites menos conhecidos ou de menor relevância. Crie uma senha só para este tipo de site. Ocorre que sites menos expressivos correm mais risco de invasões pelo simples motivo de menores investimento em segurança.
Bom, espero que estas dicas tenham ajudado, se gostou compartilhe com seus amigos e com o pessoal da empresa. Sugestões para complementar este texto são muito bem vindas.
Abraços.
Prof. Msc. Gustavo Gonzalez.
Todos os firewalls e protocolos de criptografia do mundo nunca serão suficientes para deter um hacker decidido a atacar um banco de dados corporativo ou um empregado revoltado determinado a paralisar um sistema. Neste livro, um ‘hackers’ famoso, Kevin D. Mitnick, fornece cenários realistas de conspirações, falcatruas e ataques de engenharia social aos negócios – e suas consequências. Ele explora o motivo pelo qual cada ataque aos sistemas foi tão bem-sucedido e como ele poderia ter sido evitado. (Livraria Cultura)