Home » 2015 » junho

Monthly Archives: junho 2015

Como aparecer na primeira página no Google, de verdade!

Já escrevi em outros posts deste blog sobre este tema, mas este será diferente. Vou contar o que ocorreu nesta semana, onde um cliente foi abordado por uma empresa que oferece o posicionamento do site da empresa na primeira página do Google.

Para aparecer em primeiro no Google existem duas formas, a gratuíta e a paga. Na gratuíta você deve ter um site relevante, assim as palavras-chave serão mapeadas e gradativamente você vai ganhando destaque. Mas é um investimento a médio e longo prazo.

Na forma paga é mais simples, escolha as palavras-chave, pague para o Google e esteja sempre nas primeiras posições. É o Google AdWords.

Bom, este cliente foi abordado por uma empresa que não oferecia nem a forma gratuíta que citei acima, nem a forma paga. Esta empresa cria um sub-domínio vinculado ao site dela, cria uma página como um cartão de visita, destaca algumas palavras-chave e um link para o site do cliente.

Ocorre que neste formato, quem ganha sempre visibilidade é a empresa, pois o dominio principal é o dela, você é basicamente uma página do site dele. Você pode até aparecer nas primeiras posições, mas sempre vinculado à ele, ele é que ganha destaque. É como se fosse um guia comercial ou guia telefônico.

Antes de contratar um serviço destes, converse com algum amigo da área e informe-se sobre a empresa.

Abraços.

 

Mude sua carreira: confira 7 dicas para abrir um negócio na Internet

A Internet é, sem dúvida, uma das grandes revoluções dos últimos anos. Através dela é possível ter acesso a entretenimento, informação, conhecimento e a diversos produtos e serviços. A web é hoje uma das principais formas de comércio, podendo se encontrar praticamente tudo a venda na rede. Se você está pensando em aproveitar esse fenômeno e começar seu próprio negócio online, antes de por mãos à obra, confira essas sete dicas fundamentais.

1 – Pesquisar o mercado

O primeiro passo pode parecer bastante óbvio, porém, muita gente se empolga com as possibilidades da Internet e se esquece de avaliar o mercado no qual irá se inserir. Por isso, é vital analisar se realmente há uma demanda pelo serviço/produto que você irá oferecer, quais os seus concorrentes e de que forma você irá se diferenciar deles.

Com esse planejamento, é possível elaborar estratégias e objetivos, além de aprender com os erros e acertos de outras empresas. Essa pesquisa de mercado também pode proporcionar novas ideias e soluções, por isso, é um item muito importante no processo de começar um negócio na web.

2 – Realizar testes

Esse é o segundo de três cuidados que devem ser tomados antes de o negócio ser propriamente aberto (o terceiro você confere logo em seguida). Além de testar o interesse dos consumidores – comentado anteriormente -, também são necessários os testes de todas as funcionalidades do  seu negócio. Sua plataforma de e-commerce, seu site, seu aplicativo, seu protótipo de distribuição do produto, enfim, tudo que pode ser testado antes, deve ser testado.

3 – Ter capital para até um ano

O último passo a ser tomado antes de abrir o negócio é tão difícil quanto importante: muitos negócios fecham antes de completar seu primeiro “aniversário” justamente porque o empreendedor imaginou que teria sucesso imediato. Na maioria das vezes, não é isso que ocorre. Por isso, é fundamental ter uma margem de segurança econômica para sustentar o negócio por pelo menos 12 meses.

4 – Dar atenção ao design e ao SEO

Depois de planejado o negócio e assegurado um futuro financeiro para ele, é hora de se preocupar com a plataforma online. Afinal, de nada vale uma boa ideia se ela não for aplicada de forma correta na web. Isso significa ter extrema atenção com o design do seu site/blog/e-commerce, sempre privilegiando sua usabilidade e a experiência do usuário.

Além disso, também é fundamental se preocupar com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que são estratégias, ações, ferramentas e conhecimentos necessários para tornar o seu site mais popular em ferramentas de busca – como o Google. Isso aumenta consideravelmente seu alcance de visibilidade e conversões.

5 – Contato com os clientes

Os usuários da Internet se sentem como parte de uma comunidade, eles esperam se relacionar com marcas e empresas, e ter a atenção delas. Por isso, procure ter o maior número possível de canais de comunicação com o seu público, seja uma central de atendimento, as redes sociais ou um chat online para ajudar clientes que estão visitando seu e-commerce.

Porém, cuidado para não dar um passo maior do que a sua perna; ou seja, somente crie canais de comunicação que você conseguirá efetivamente administrar e dar a atenção devida.

6 – Plataforma online eficiente

É preciso ter a ciência de que um negócio na Internet precisa ter todos os seus processos voltados para o mundo virtual. Isso quer dizer que um cliente possa encontrar seu negócio na rede (através do SEO citado anteriormente, por exemplo), conseguir utilizar seu site com rapidez e clareza – mesmo em dispositivos móveis – e finalizar sua compra com praticidade.

7- Cuidado tributário e com a propriedade da sua marca

Negócios online muitas vezes podem passar a falsa sensação de que a web é uma terra sem leis – e isso, além de muito equivocado, é muito perigoso. Busque se informar sobre todos os aspectos legais do seu negócio, bem como se assegurar a propriedade intelectual de sua marca.

Esse post foi uma colaboração do Rodrigo Rodrigues da Acesso Shop, uma das melhores empresas de gestão e tecnologia na internet.

Como usar o App Periscope na empresa

como funciona o periscopeO aplicativo Periscope ainda é pouco conhecido por aqui, mas tenho certeza que será um app obrigatório para muitas pessoas e empresas, sua proposta é inteligente e simples.

Desenvolvido pelo Twitter para IOS e Android, o objetivo do app é permitir a transmissão de videos ao vivo. De maneira simples, qualquer pessoa pode iniciar uma transmissão ou assistir transmissões ao vivo. O app permite que você siga pessoas ou simplesmente pesquise transmissão que estão sendo feitas ao redor do mundo, de maneira simples, bastando arrastar o dedo no mapa.

Para uma empresa, isso pode ser uma ferramenta fundamental para vendas ou pós-venda. Você pode programar transmissões semanais, onde você explica seu produto ou serviço e os usuários que estão assistindo podem interagir com você online, isso gera interatividade e agrega ao conteúdo em tempo real.

Como pós-venda, as empresas podem usar para fidelizar seus clientes, informando aos clientes atuais sobre eventos ao vivo que serão realizados para “contar” sobre novos produtos ou novas ações da empresa.

Lógico que vai da criatividade de cada empresa em como usar o app. Não basta simplesmente ficar falando da empresa ou do produto. É necessário agregar valor à vida do usuário, portanto, forneça dicas importantes, assessore seus usuários, tire dúvidas. Isso gera valor.

 

Entrevista para curso de jornalismo da FAPCOM

No link abaixo você pode conferir um trabalho acadêmico desenvolvido pela aluna de Jornalismo Priscilla Millan, da FAPCOM- Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, com o objetivo de desenvolver uma reportagem de rádio sobre tema livre, escolhido individualmente para avaliação na disciplina de Rádio Jornalismo.

A aluna Priscilla desenvolveu o tema sobre as Blogueiras e o uso da internet para desenvolver este mercado. Na ocasião fui convidado para dar minha opnião a respeito.

No link você pode conferir o resultado completo do trabalho.