Vírus no Modem ou Roteador? Veja Como Proteger Esses Dispositivos
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Gustavo Pro
Silenciosos e fatais, os vírus que infectam modens e roteadores. Uma vez instaladas, essas infecções podem mudar o endereço DNS, direcionando o usuário a sites falsos, que podem ter diversos objetivos – seja para gerar lucro através do Google Ads, ou até mesmo a instalação de malwares, para fazer o roubo de dados.
Para evitar que seu modem e roteador sejam infectados, alguns cuidados são essenciais. Confira:
1 – Personalize Sua Senha
Quando saem da fábrica, modens e roteadores possuem senhas padrão, e se essa combinação não for alterada, será muito fácil para um criminoso desvendá-la. Por isso, é necessário que o usuário personalize a senha, criando uma combinação difícil de ser descoberta – use uma combinação aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
2 – Defina Uma Chave De Criptografia
Roteadores trazem diferentes opções de segurança, e atualmente a encriptação considerada mais segura é a WPA2-PSK (AES), que utiliza o padrão de criptografia Wi-Fi mais atual (WPA2), juntamente com o protocolo mais moderno (AES), desenvolvido especificamente para redes wireless.
3 – Desative Funções Desnecessárias
Acesse o painel de configurações do seu modem para desativar os recursos que não estão sendo utilizados, especialmente a “gestão remota” e o “Broadcast SSID”.
4 – Mantenha Firmware Atualizado
É através das atualizações de firmware que os fabricantes disponibilizam ajustes e novas configurações de segurança, então é muito importante que esse recurso seja revisado regularmente. Caso as atualizações não apareçam automaticamente, acesse o site do fabricante para realizar os devidos updates.
5 – Altere as Portas Padrão
Modens e roteadores, normalmente, são instalados em portas padrão, mas para melhorar a segurança desses dispositivos, evite o uso das portas padrão e prefira o uso das outras portas.
6 – Troque o Servidor DNS
Ao alterar o servidor DNS, além de mais segura, sua conexão poderá ficar mais rápida.
7 – Tenha Um Programa Antivírus Instalado No Computador
Os antivírus mais modernos contam com proteção específica para conexões sem fio. Um bom exemplo disso é “Consultor de Segurança do Wi-Fi“, disponível nos produtos da Bitdefender, esse recurso verifica redes Wi-Fi, procurando falhas de segurança, e configurando o antivírus para garantir a máxima proteção – para ter acesso a essa ferramenta, basta fazer o download do antivírus da Bitdefender.
Com essas informações você poderá deixar seu modem doméstico protegido, mas lembre-se que ao usar conexões públicas você deverá ter cuidado redobrado, evitando acessar contas pessoais e realizar transações financeiras, especialmente se você não contar com a proteção de um antivírus.
Imagens: Komando, Youtube e PC Magazine.