Como calcular porcentagem de lucro no excel
Neste texto vou ensinar primeiro a calcular de forma simples o valor percentual de lucro sobre um produto ou serviço. Neste caso não estou levando em consideração impostos ou custos variáveis pois o objetivo do artigo é só ensinar a montar a fórmula para encontrar o percentual de lucro.
De forma simples o percentual de lucro será calculado da seguinte forma, veja figura abaixo.
- Na coluna B vou colocar o valor de CUSTO do produto.
- Na coluna C vou colocar o valor de VENDA do produto.
- NA coluna D estou calculando o LUCRO apenas subtraindo o valor de VENDA (C) pelo valor de CUSTO (B) do produto.
- LUCRO = VENDA-CUSTO.
- Para encontrar o valor do LUCRO em percentual, você deve dividir o valor do LUCRO pelo valor de VENDA.
- LUCRO % = LUCRO/VENDA
- Em seguida formate a célula com % e você terá o resultado final.
Veja que mesmo o LÁPIS sendo um produto mais caro e sendo vendido pelo DOBRO do preço, a CANETA é um produto que tem um percentual de LUCRO melhor.
Abraços.
Prof. Gustavo Gonzalez
Instagram: https://www.instagram.com/ggonzale
Marketing para advogados iniciantes
Para quem está iniciando na carreira jurídica, seja como advogado independente ou montando seu próprio escritório, alguns fatores são fundamentais para poder entrar no mercado, uma é a questão financeira e divulgar seu trabalho com o menor investimendo possível e a outra é agilidade para obter os primeiros contratos.
Pensando nisso escrevi este texto, pensando em dicas, simples e rápidas, mas de grande valor, que você possa aplicar rapidamente e já ter algum retorno para você dar seus primeiros passos.
Este conteúdo é fruto de muito trabalho e estudo na área de Marketing Digital, então filtrei algumas dicas que realmente já apliquei e que realmente funcionam.
Redes Sociais
Não vou te ensinar a criar uma rede social, provavelmente você já está em uma há muito tempo e já usa muito bem, para fins pessoais. Vou falar que a maior parte dos advogados usa as redes sociais de forma errada e, principalmente, não atrair as pessoas certas que podem ser seus potenciais clientes.
Vamos ao ponto fundamental de uma rede social, ela é um local de RELACIONAMENTO. As pessoas interagem pois tem assuntos em comum, seja cultural, religioso ou profissional.
Minha dica de ouro é a seguinte, primeiro saiba exatamente com quem você quer se comunicar. Mas quando eu falo exatamente, é exatamente mesmo, defina o perfil de cliente que você quer ter em sua carteira.
Agora que você já sabe quem é seu cliente, responda o seguinte, o que seu cliente segue nas redes sociais?
Preste atenção, este não é um trabalho difícil, mas exige uma pouco de dedicação, pois é aqui que a maior parte dos advogados erra. Eles postam conteúdo e colocam hashtags erradas.
Mas porque você dá tanta importância as hashtags?
Pelo seguinte, a HASHTAG é uma poderosa ferramenta de atração de novas pessoas ao seu perfil da sua rede social. Quando você monta um instagram ou um facebook, a maior parte das pessoas nós já conhecemos, portanto, eles já sabem o que você faz. Neste caso o que você quer são novos clientes, e para atrair novos clientes você precisa de gente nova entrando em sua rede social.
A hashtag tem esse poder, ao usar as hashtags corretamente, você estará aparecendo para pessoas que podem se interessar pelo seu trabalho.
Vou dar um exemplo, imagina que você queira conseguir um cliente empresário, pois você estará trabalhando com empresas e focar sua carreira na área do direito empresarial.
Bom, dai eu pergunto, o que um empresário segue nas redes socias?
Você tem que aparecer no conjunto de conteúdos que ele consome!
Preste atenção novamente na dica, você precisa aparecer no meio do conteúdo que ele está consumindo e, além de aparecer, contribuir com algo importante, que chame a atenção dele.
Certa vez eu estava dando uma consultoria para um escritório jurídico muito conceituado, e no meio do trabalho fizemos uma avaliação do website deles. Impressionante a qualidade dos textos publicados, mas sabe quem era o público daqueles textos? Provavelmente outros advogados, a linguagem, a forma de explicar, a forma de colocar os termos, tudo muito lindo para outro advogado mas tudo muito confuso para um cliente que não tem conhecimentos da área jurídica.
É disso que estou falando, fala a lingua do seu cliente e não do seu concorrente.
Esta dica você pode aplicar em um website, na sua rede social e, inclusive em Stories caso você goste de gravar videos.
Gere conhecimento interessante para seu potencial cliente e faça com que ele te encontre, você verá que o resultado é muito eficiente.
Caso queira se aprofundar sobre este assunto e tirar dúvidas, consulta a data do próximo webinário. Temos vários datas de webinários temáticos com o objetivo de focar em algumas áreas. Clique no banner ao lado e veja a data mais próxima!
Caso queria mais informações a respeito, siga-nos nas redes sociais @ecliente.