Home » 2021
Yearly Archives: 2021
Como criar um link para avaliação no Google Meu Negócio
Pequenos detalhes podem te ajudar a se destacar nas buscas do google. Ter boas avaliações no Google Meu Negócio sem dúvida é uma destas formas, e ainda gratuita.
Quando um cliente está fazendo uma busca no google, o Google exibe basicamente 3 conjuntos de resultados. Anúncios pagos, Empresas no Google Maps e sites mapeados de forma orgânica. Se você não faz anúncios ou não tem um site forte, você precisa se posicionar muito bem no Google Meu Negócio, principalmente se você vende produtos ou serviços para uma região específica, como seu bairro ou cidade.
O Google Meu Negócio permite que os clientes façam uma avaliação da sua empresa, desta forma, quando alguém está fazendo uma busca, o cliente pode ver quantas estrelas em média sua empresa tem, e isso pode ajudar o cliente no momento de decidir com qual empresa ele fará contato.
Como gerar link do Google Meu Negócio para avaliação?
É super simples e rápido.
Instale o APP do Google Meu Negócio.
Clique no menu inferior CLIENTES.
Clique no link de compartilhar no topo da tela.
Ele vai gerar o link direto para que seu cliente faça uma avaliação da sua empresa.
Está com um pouco de tempo? Veja mais a seguir e meu video do Youtube.
Pequenos detalhes podem te ajudar a se destacar nas buscas do google. Ter boas avaliações no Google Meu Negócio sem dúvida é uma destas formas, e gratuita.
Quando um cliente está fazendo uma busca no google, o Google exibe basicamente 3 conjuntos de resultados. Anúncios pagos, Empresas no Google Maps e sites mapeados de forma orgânica.
Se você não faz anúncios ou não tem um site forte, você precisa se posicionar muito bem no Google Meu Negócio, principalmente se você vende produtos ou serviços para uma região específica, como seu bairro ou cidade.
O Google Meu Negócio permite que os clientes façam uma avaliação da sua empresa, desta forma, quando alguém está fazendo uma busca, o cliente pode ver quantas estrelas em média sua empresa tem, e isso pode ajudar o cliente no momento de decidir com qual empresa ele fará contato.
É melhor anunciar no Google ou no Facebook?
No facebook/instagram você precisa despertar o interesse da pessoa utilizando gatilhos mentais e criatividade!
A pessoa pode não estar procurando aquilo no momento, mas ela pode criar interesse conforme acompanha suas publicações.
No google a pessoa já está procurando algo e nessa busca ela quer encontrar opiniões, tirar dúvidas ou entender melhor sobre o assunto.
É nesse momento que você precisa se posicionar e estar na primeira página para ser encontrado.
QUAL A MELHOR OPÇÃO?
As duas estratégias são complementares e importantes.
Você pode aparecer no Google e depois aparecer para as pessoas interessadas nas redes sociais.
Caso você não tenha energia nas redes sociais, precisa pelo menos se posicionar bem no Google para atração de clientes.
Me chame inbox para entrar no meu grupo do Telegram.
Como uma landing page pode aumentar as vendas?
Site
Normalmente um website tem a função de apresentar a empresa por completo.
Sua estrutura é planejada para que o cliente encontre o serviço ou produto que ele deseja.
Landing page
Já uma landing page tem como função apresentar um único produto ou serviço.
As informações são organizadas para ajudar o cliente na tomada de decisão.
Perguntas frequentes, benefícios e depoimentos podem compor uma landing page.
Desta forma ela ajuda o cliente na tomada de decisão, pois ela vai atuar como um pré-vendedor, eliminando as dúvidas do seu futuro cliente.
Além disso você pode utilizar diversos gatilhos mentais para apoiar o processo da venda.
Como não cair em SPAM
Com o grande volume de eMails circulando na internet diariamente, os provedores tem apertado o certo para reduzir ao máximo o recebimento de eMails classificados como SPAM.
Este processo de classificação é feito de forma automática levando em conta diversos fatores, por isso é fundamental ficar atento para não ser pego e bloqueado de forma indevida.
Normalmente a maior parte dos bloqueios são feitos por erros simples e que acabam afetando o nome do site da empresa e causando grandes prejuízos!
Para evitar que você tenha seu site bloqueado, segue algumas dicas para você seguir. Como sugestão, compartilhe isto com seus funcionários, pois eles são peças fundamentais para que estas ações deem resultado.
Nunca envie eMails idênticos para várias pessoas
Esse sem dúvida é a forma mais simples para classificar uma mensagem como SPAM. É quando alguém da empresa resolve disparar uma mensagem para todos os clientes. Nunca faça isso!
Para esse tipo de envio existem ferramentas que fazem o disparo sem prejudicar o nome do seu website.
Não coloque muitas pessoas no Cópia Oculta da mensagem
Outra forma simples de um sistema anti-spam identificar essa prática é quando você coloca muitas pessoas no COPIA OCULTA. Para evitar isso muitos provedores tem limitado o número de eMails que podem ser colocados neste campo.
Evite muitos arquivos anexos, arquivos grandes ou imagens.
Alguns provedores criam bloqueios por tamanho de arquivos ou até pelo formato, por exemplo arquivos compactados ZIP.
Nunca envie eMails para contas que você não conhece.
Pode parecer uma dica básica, mas muitas pessoas pegam bases de amigos ou compradas para fazer divulgação. Ocorre que existe uma técnica onde alguns provedores criam “contas fake” de forma proposital. Caso o provedor recebe um eMail daquela conta “fake” ele já entende que você está fazendo SPAM pois pegou aquele eMail de forma irregular.
De forma resumida, os provedores vão identificar os seguintes itens para marcar sua mensagem como SPAM
Mensagem igual para muitos usuários do mesmo provedor
Estar no Google ou Redes Sociais
Na verdade estamos falando de momentos diferentes do seu potencial cliente.
Quando ele tem consciência do que ele precisa, sabe o nome do produto, serviço ou o nome da sua empresa, a tendência é que ele faça a busca no Google e para isso sua empresa precisa estar preparada para ser vista na primeira página.
Na segunda página é quase uma área sem vida, poucas pessoas vão para lá.
Já as redes sociais tem um potencial e volume enorme de clientes, entretanto você precisa ativar a curiosidade e a atenção do seu potencial cliente, pois muito provavelmente ele não tinha pensado naquilo que você quer ofertar.
Outro detalhe importante, é a energia que você vai desprender em cada uma dessas plataformas.
O Google permite anúncios frequentes, mostrando sua empresa sempre que algo específico é procurado.
Além disso, conteúdos bem mapeados no Google costumam ficar um bom tempo ranqueados nas pesquisas.
Já no caso das redes sociais é diferente, um post que você fez hoje tem relevância por algumas horas, depois disso ele some em um mar de informações que outros também estão postando. Por isso, chamar a atenção é fundamental para você conseguir “fisgar” o cliente.
Prof. MSc Gustavo Gonzalez
https://www.instagram.com/ggonzale
O que é mapeamento orgânico no Google
O Google é sem dúvida a principal ferramenta de busca pois ele “rastreia” toda a internet mapeando os sites e seus conteúdos!
Ele cria um super índice, apontando onde os conteúdos estão e, baseado em algoritmos e regras, ele define o posicionamento nas buscas, a relevância, e todas as palavras-chave que farão aquele conteúdo se destacar.
O mapeamento orgânico é justamente essa busca e indexação “natural” feita pelo Google. Todo novo conteúdo publicado em um website, é rastreado de tempos em tempos pelas ferramentas do Google.
Quando um website aparece nas primeiras posições das buscas, falamos que ele foi indexado organicamente.
Quando um website não se posiciona nas primeiras colocações, a única alternativa para tomar este lugar é utilizando a ferramenta do Google Ads, onde você vai pagar para ser visto.
E se você não tem um website?
As chances para mapeamento orgânico são muito menores, pois o google não rastreia os conteúdos internos das redes sociais. Ele busca apenas conteúdos abertos, livres de senha, como um blog, notícias, websites, etc.
E como melhorar o rankeamento orgânico do Google?
Existem várias técnicas, mas basicamente eu recomendo um website em WordPress, utilizando plugins de SEO, um blog para gerar muito conteúdo relevante, um website com https (seguro) e que se adapta muito bem ao celular.
Abraços.
Prof. Gustavo
https://www.instagram.com/ggonzale/
Como escolher uma hashtag?
Vou explicar usando como exemplo uma pastelaria!
Se o pasteleiro postar uma foto e usar a hashtag #delicia #pastel ele pode até ganhar visibilidade, mas dificilmente vai vender mais!
Essas duas hashtags são genéricas e podem ser vistas por pessoas do Brasil todo, ou que pelo menos falam português!
Se sua empresa atua de forma local, você precisa trabalhar hashtags que são consumidas na região que você atua, neste caso o nome da cidade, exemplo #piracicaba, ou nome do Mercadão #mercadaodepiracicaba.
É apenas um exemplo, mas estas hashtags só seriam consultadas por pessoas próximas. Você pode ter muito menos visualização, mas provavelmente vai aparecer para alguém que realmente esteja mais próximo.
Caso você tenha uma loja virtual e atenda a todo Brasil a estratégia já é diferente. Você precisa focar em hashtags do nicho que você atua e não se preocupar com uma hashtag local.
Quando você for postar uma foto, veja que o próprio instagram vai te ajudar com sugestões de hashtags mais usadas. Escolha com sabedoria e faça testes!
Comente aqui qual a hashtag que representa seu produto ou serviço?
o que é CRM?
CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou em português Gestão de Relacionamento com o Cliente. São sistemas e processos para registrar e organizar todos os contatos de um cliente com sua empresa.
Muito utilizada pelos setores comerciais e de marketing em um negócio, o CRM prioriza o cliente, colocando-o como foco dos processos de um negócio.
Se você é um frequentador assíduo da mesma padaria do seu bairro, provavelmente quando você vai comprar seu pãozinho, o proprietário ou atendente já sabe o que você vai pedir!
Isso é uma das formas mais simples e conhecidas de relacionamento, pois cria um vínculo forte com o cliente. A equipe conhece bem seu cliente pois tem um vínculo frequente e num volume de pessoas que a memória permite registrar.
Mas nos dias de hoje, com a quantidade de informações disponíveis, grande número de transações comercias e a correria do dia a dia, não podemos ficar apenas contando com a memória, por isso o uso de ferramentas para estas ações acaba sendo fundamental.
Neste caso, não basta apenas uma planilha do excel, é necessário um sistema estruturado especialmente para isso, pois toda vez que você for interagir com o cliente, o sistema já poderá te alimentar com informações importantes sobre o histórico daquela pessoa ou empresa.
Que tipo de informação você gostaria de ter sobre o compartamento do seu cliente que poderia te ajudar em vendas futuras? Me conte aqui nos comentários?
Foto: Marcelo Enfoque Studio
O que é o Google Meu Negócio
Ferramenta gratuita do Google permite que empresas apareçam nas buscas conforme localização geográfica.
Pequenas empresas e comércios locais tem a disposição uma ferramenta do google muito eficiente para posicionamento nas buscas. É o Google Meu Negócio.
Trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que mapeia a empresa e a identifica inclusive no Google Maps.
Quando algum usuário faz uma busca no Google, além de exibir os resultados pagos do Google Ads e os resultados orgânicos, ele também mostra as empresas mais próximas que atendem aos parâmetros digitados pelo usuário.
O Google Meu Negócio permite que o empresário, proprietário da empresa, faça diversas configurações para ajudar as pessoas a encontrar seu estabelecimento comercial, como:
Horário de funcionamento do local;
Avaliação dos clientes;
Palavras-chave para identificar o tipo de empresa;
Fotos publicadas pelo proprietário da empresa;
Fotos publicadas pelos clientes;
Características físicas do estabelecimento, como estacionamento e acessibilidade;
Link direto com a Rota pelo Google Maps;
Telefone de contato;
Link para WebSite;
Caso o empresário nunca tenha atualizado nenhuma informação do Google Meu Negócio, muito provavelmente as informações publicadas são as informações automáticas do Google.
O empresário pode solicitar a propriedade do cadastro para conseguir atualizar as informações. O Google enviará um codigo, por carta ou telefone, com um código de verificação, para confirmar a propriedade do estabelecimento.
Um dos itens mais interessantes que eu gosto do Google Meu Negócio, é o sistema de avaliação dos clientes.
Este sistema, por ser do Google, está ativo em celulares Android. Desta foma, o Google mostra automaticamente para o usuário um pedido de avaliação, quando o cliente está presente ou sai de um local que está no Google Meu Negócio.