Falaram mal da sua empresa no Google?
Saiba o que fazer se falaram mal da sua empresa no Google. Use isto no caso de avaliações ruins.
Um dos principais gatilhos mentais na área comercial são as provas sociais, quando outras pessoas dão seus depoimentos sobre produtos e serviços da sua empresa.
Para isso existem algumas ferramentas específicas na internet para potencializar essas avaliações da sua empresa.
Infelizmente muitos empresários nem sabem que sua empresa tem um cadastro no Google automático, e é justamente nesse cadastro que existe uma área para pontuação e avaliação das empresas.
Quando o empresário vai consultar sua empresa no Google, muitas vezes ele se depara com avaliações baixar e reclamações que ele nunca tinha visto. Sim, os clientes usam isso há muito tempo e é uma forte ferramenta para expor insatisfações e compartilhar experiências com as empresas, sejam boas ou ruins.
Mas infelizmente a maior parte dos clientes usa para expor as experiências ruins.
Ter um cliente insatisfeito não é incomum, pois ninguem consegue satisfazer 100% de seus clientes, o problema que esses ambientes de avaliações acaba concentrados apenas o lado ruim.
É por esse motivo que eu incentivo sempre meus clientes a explorarem essas ferramentas para conseguir também boas avaliações de clientes satisfeitos.
Ocorre que normalmente um cliente satisfeito não tem por hábito entrar nessas ferramentas de avaliação e falar bem do seu produto ou serviço. Você precisa incentivar seu cliente e te avaliar.
No caso do Google Meu Negócio, uma das principais ferramentas do mercado para localização e avaliação de empresas, o processo é muito simples.
Depois que você confirmou que você é proprietário da empresa, você consegue gerar um link e enviar para seus clientes, incentivando que eles deixem seus depoimentos e avaliações sobre sua empresa.
Dessa forma você aumenta sua média e mostra para os clientes que, mesmo tendo algumas avaliações ruins, a grande maioria recomenda e fala bem da sua empresa.
O melhor de tudo isso que essa ferramenta é gratuita e pouco explorada ainda pelos empresários.
Espero ter ajudado!
Gustavo Gonzalez
@ggonzale
4 formas da sua empresa dominar a primeira página do Google!
Autor: Gustavo Gonzalez (sem ajuda do ChatGPT)
Basicamente a primeira página do Google é dividida em 4 áreas, sendo elas:
1.Anúncios pagos.
2.Conteúdo orgânico (sites mapeados naturalmente, de graça).
3.Google Meu Negócio ( geo localização e busca direta).
4.Videos do Youtube.
Anuncios Pagos | Google Ads
[1] Se você não tem uma presença digital forte (site + blog), eu recomendo ir direto para a solução do Google Ads, que vai permitir que o anúncio da sua empresa seja exibido conforma a palavra-chave que o usuário estiver buscando.
É uma forma eficiente e rápida, em poucas horas você consegue ativar um anúncio.
Importante lembrar que o Google exige que o anúncio leve o usuário para uma Landing Page ou Site (preferecialmente opte pela Landing Page pois vai te ajudar na conversão.
Conteúdo Orgânico Gratuito
[2] Para construir uma presença digital forte e não precisar gastar fortunas em anúncios, minha recomendação é você ter um website em WordPress e um BLOG acoplado, principalmente se você vende para outras empresas (#B2B).
Quanto mais conteúdo especializado você publicar no seu blog, maiores são as chances do Google encontrar esse conteúdo e mostrar para as pessoas que estão procurando aquilo.
Sobre o WordPress, recomendo usar esta plataforma pois ela é a mais adequada para ajudar o Google no mapeamento do seu website.
Google Meu Negócio
[3] Para que sua empresa seja encontrada pelas pessoas que estão próximas da sua empresa, o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa, pois além das palavras-chave, ela vai te oferecer recursos de avaliação, fotos, catálogo de produtos, entre outras funções.
Quando alguém procurar o que você vende, e essa pessoa estiver na região, o Google vai mostrar sua empresa no MAPA.
Neste caso é fundamental a empresa ter boas avaliações e um conteúdo relevante nas descrições para que o Google entenda a relevância da sua empresa e coloque a mesma entre os primeiros resultados.
Nem sempre a empresa mais próxima será a primeira na lista. Ela precisa ser relevante.
Conteúdo no Youtube
[4] Seguindo a linha do item 2, sobre conteúdo orgânico para ser mapeado no Google, recomendo que a empresa tenha um canal no Youtube e publique conteúdo relacionado a seus produtos ou serviços.
Foque no titulo do video, que descreva claramente o que seu cliente pode estar procurando, e em um conteúdo técnico que explique claramente como sua empresa ou produto resolve o problema do cliente.
Se sua empresa busca o aumento das vendas e quer ter uma presença digital forte, recomendo focar nestes 4 itens, pois o Google sempre dará preferência para quem gerar conteúdo relevante.
Se precisar de ajuda para construir seu patrimônio digital, estamos a disposição.
O que é melhor? Site ou Instagram para a empresa?
Se você está na dúvida se é melhor ter um website para sua empresa ou focar no instagram, recomendo a leitura breve deste texto para entender alguns conceitos e ferramentas onde explico a diferença entre os ambientes e, principalmente, as métricas que um empresa deve ter para decidir onde canalizar suas energias.
Um amigo me deu o seguinte feedback: não vejo vantagem no site pois só tenho resultados no meu instagram.
Fiquei curioso, pois diversas estatísticas mostram claramente o grande volume de buscas no Google e que, naturalmente, as pessoas usam o Google quando querem buscar algo, ou ter uma informação mais detalhadas sobre um assunto, se aprofundando no tema.
Para poder entender melhor a opinião dele, fui analisar o instagram dele e o website e descobri porque ele tinha essa visão!
E o que eu descobri infelizmente acontece com muita frequencia em várias empresas, pequenas, médias e grandes.
Ao acessar o instagram, eu vi um perfil com bastante conteúdo, posts interessantes e os stories sempre em atividade.
Mas o link da bio ia direto para o whatsapp. O link iniciava uma conversa com uma simples frase: “Gostaria de mais informações.”
Em seguida fui visitar o website dele. Muito conteúdo interessante, uma área de blog com conteúdo técnico e várias informações sobre os produtos.
Nesse site tinha um botão para o whatsapp também, e ao clicar o link iniciava com uma frase: “Gostaria de mais informações.”
Resumindo, ele nunca vai saber se o contato veio do Google ou se veio pelo instagram, pois a frase de inicio da conversa é a mesma.
Portanto toda vez que ele recebe um contato no whatsapp, ele tem a impressão que tudo só vem pelo instagram, sendo que grande parte dos contatos estava vindo pelo Google também.
Para resolver isso é muito simples e não precisa de nenhum especialista em marketing digital. Basta mudar a frase de inicio para uma frase que identifique claramente de onde o cliente está vindo.
No Google: “Olá, estava no site e gostaria de mais informações.”.
Já no Instagram: “Olá, vi seu perfil no instagram e gostaria de mais informações.”
Pelo cartão de visita: “Olá, recebi seu cartão, gostaria de mais informações.”
E no banner do evento: “Olá, vi sua divulgação no evento, gostaria de mais informações.”
Resumindo: Muitos profissionais deixam de criar estas frases segmentadas e acabam prejudicando as métricas para você saber exatamente de onde seus potenciais estão vindo.
Faça o básico e venda mais pela internet.