Autor: Gustavo Gonzalez (sem ajuda do ChatGPT)
Basicamente a primeira página do Google é dividida em 4 áreas, sendo elas:
1.Anúncios pagos.
2.Conteúdo orgânico (sites mapeados naturalmente, de graça).
3.Google Meu Negócio ( geo localização e busca direta).
4.Videos do Youtube.
Anuncios Pagos | Google Ads
[1] Se você não tem uma presença digital forte (site + blog), eu recomendo ir direto para a solução do Google Ads, que vai permitir que o anúncio da sua empresa seja exibido conforma a palavra-chave que o usuário estiver buscando.
É uma forma eficiente e rápida, em poucas horas você consegue ativar um anúncio.
Importante lembrar que o Google exige que o anúncio leve o usuário para uma Landing Page ou Site (preferecialmente opte pela Landing Page pois vai te ajudar na conversão.
Conteúdo Orgânico Gratuito
[2] Para construir uma presença digital forte e não precisar gastar fortunas em anúncios, minha recomendação é você ter um website em WordPress e um BLOG acoplado, principalmente se você vende para outras empresas (#B2B).
Quanto mais conteúdo especializado você publicar no seu blog, maiores são as chances do Google encontrar esse conteúdo e mostrar para as pessoas que estão procurando aquilo.
Sobre o WordPress, recomendo usar esta plataforma pois ela é a mais adequada para ajudar o Google no mapeamento do seu website.
Google Meu Negócio
[3] Para que sua empresa seja encontrada pelas pessoas que estão próximas da sua empresa, o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa, pois além das palavras-chave, ela vai te oferecer recursos de avaliação, fotos, catálogo de produtos, entre outras funções.
Quando alguém procurar o que você vende, e essa pessoa estiver na região, o Google vai mostrar sua empresa no MAPA.
Neste caso é fundamental a empresa ter boas avaliações e um conteúdo relevante nas descrições para que o Google entenda a relevância da sua empresa e coloque a mesma entre os primeiros resultados.
Nem sempre a empresa mais próxima será a primeira na lista. Ela precisa ser relevante.
Conteúdo no Youtube
[4] Seguindo a linha do item 2, sobre conteúdo orgânico para ser mapeado no Google, recomendo que a empresa tenha um canal no Youtube e publique conteúdo relacionado a seus produtos ou serviços.
Foque no titulo do video, que descreva claramente o que seu cliente pode estar procurando, e em um conteúdo técnico que explique claramente como sua empresa ou produto resolve o problema do cliente.
Se sua empresa busca o aumento das vendas e quer ter uma presença digital forte, recomendo focar nestes 4 itens, pois o Google sempre dará preferência para quem gerar conteúdo relevante.
Se precisar de ajuda para construir seu patrimônio digital, estamos a disposição.