Nas minhas navegações pelo Google, gosto de consultar com frequencia palavras relacionadas com minha cidade, Piracicaba. O que me chamou a atenção um dia destes, depois de algumas consultas no Google, e depois pude comprovar durante um exemplo em minhas aulas de Midias Digitais, é que algumas imobiliárias em Piracicaba estão travando uma briga digital pelo Google AdWords.
O que ocorre é o seguinte, para utilizar o Google AdWords você deve cadastrar as palavras-chave interessantes que servirão para que seu anúncio seja exibido, por exemplo “Imobiliária Piracicaba”. Ocorre que algumas destas empresas estão utilizando o nome das concorrentes para que seus anúncios também sejam exibidos. Desta maneira, quando algum usuário faz uma busca pelo nome específico de uma imobiliária, além da própria busca desejada, outras imobiliárias são exibidas ao lado direito, nos resultados pagos.
Por isso eu pergunto, isto é ilegal ? Acredito que não seja, mas vejo como imoral ou anti-ético pois é como se eu estivesse com um cartaz da minha empresa e ficasse na frente do prédio do meu concorrente tentando atrair novos clientes.
Bom, fica o tema para reflexão.
Gustavo, tudo bem? Li este post e como trabalho com Marketing Digital, inclusive criação e gerenciamento de campanhas de Links Patrocinados em Piracicaba também, senti o dever de comentar. Esta prática citada no seu post viola sim os Termos e Condições do Google Adwords, e se não me engano, pode se enquadrar também como Concorrência Desleal. Portadores de marcas registradas no INPI podem solicitar ao Google que apenas determinadas contas tenham autorização para divulgar suas marcas para evitar esse tipo de situação. A violação desta regra pode inclusive fazer com que haja perda da conta Adwords. É claro que o mínimo que se deve fazer é uma campanha ética. Grande abraço! – http://hugomascarin.com