Já escrevi em outros posts deste blog sobre este tema, mas este será diferente. Vou contar o que ocorreu nesta semana, onde um cliente foi abordado por uma empresa que oferece o posicionamento do site da empresa na primeira página do Google.
Para aparecer em primeiro no Google existem duas formas, a gratuíta e a paga. Na gratuíta você deve ter um site relevante, assim as palavras-chave serão mapeadas e gradativamente você vai ganhando destaque. Mas é um investimento a médio e longo prazo.
Na forma paga é mais simples, escolha as palavras-chave, pague para o Google e esteja sempre nas primeiras posições. É o Google AdWords.
Bom, este cliente foi abordado por uma empresa que não oferecia nem a forma gratuíta que citei acima, nem a forma paga. Esta empresa cria um sub-domínio vinculado ao site dela, cria uma página como um cartão de visita, destaca algumas palavras-chave e um link para o site do cliente.
Ocorre que neste formato, quem ganha sempre visibilidade é a empresa, pois o dominio principal é o dela, você é basicamente uma página do site dele. Você pode até aparecer nas primeiras posições, mas sempre vinculado à ele, ele é que ganha destaque. É como se fosse um guia comercial ou guia telefônico.
Antes de contratar um serviço destes, converse com algum amigo da área e informe-se sobre a empresa.
Abraços.