Se você está pensando em começar a vender algum produto pela internet, não pense mais, comece a agora. O comércio eletrônico tem crescido de maneira significativa, impulsionado por vários fatores como a comodidade de não sair de casa e não correr risco na rua, facilidade com pagamentos com cartões de crédito, lojas virtuais comprometidas com a entrega e troca de produtos, facilidade na comparação de preços, entre outros fatores.
DICA 1: O primeiro passo para criar sua loja é avaliar o tipo de produto que você quer vender. Existem alguns segmentos de produtos que poderão desestimular você a continuar com o projeto, visto que grandes portais conseguem oferecer descontos e preços competitivos. Entretanto, existem muitos nichos de mercado, de produtos específicos, que são pouco explorados e podem ser uma fantástica oportunidade para você.
Para você entender melhor qual a dimensão e o potencial de um nicho especifico de mercado, seria interessante você ler algo a respeito da “Cauda Longa”. É uma distribuição estatística que vai ajudar a entender essa relação de produtos muito comuns x produtos específicos e nichos de mercado.
DICA 3: Crie uma conta no PagSeguro. Este site permite que você receba valores de seus clientes de uma maneira tranquila. Não se assuste com as taxas cobradas, se você avaliar o custo benefício verá que inicialmente é um bom negócio. Futuramente, se você estiver vendendo muito, vale a pena estudar o uso direto de um gateway de pagamento, como o VISA, MASTERCARD, etc.
DICA 5: Não utilize contas de email de provedores gratuítos como Yahoo, gMail ou HotMail, isso não transmite confiança ao seu cliente. Registre um domínio e crie um site simples inicialmente, isso fará toda a diferença.
DICA 6: Se você for criar um site, crie um nome similar ao nome utilizado no MERCADO LIVRE (ML). Isso facilita para os clientes associarem a sua loja virtual com seu usuário no ML. Lembre-se que o ML não permite que você divulgue links ou telefones de contato, se isso ocorrer você pode ser bloqueado.
DICA 7: Tenha um padrão de mensagens para responder a seus clientes, nos diferentes momentos de contato, por exemplo retornar ao cliente que o produto já foi enviado e o número do correio para rastreio.
DICA 8: Algumas pessoas acreditam que por ser uma loja virtual ela vai “aparecer” para os clientes naturalmente. Isso é um erro ! Você terá que aplicar os mesmos conceitos teóricos de propaganda e marketing se uma loja física. Lógico que na loja virtual você tem algumas vantagens como divulgação no Google AdWords que permite segmentar melhor seu público alvo.
DICA 9: Não deixa para responder nenhum eMail no dia seguinte, se algum cliente enviou uma mensagem com dúvidas tente responder o mais rápido possível. No ambiente virtual o cliente pode mudar de loja em um clique, e se ele encontrar no concorrente o que ele procura você perderá vendas.
DICA EXTRA
Lembre-se que as pessoas sempre estão procurando no Google dicas e sugestões, baseado na opinião de outras pessoas o cliente acaba muitas vezes tomando a decisão pela compra ou não de um produto. Explore isto no Blog ou em canais como o Youtube, oferecendo algo gratuíto ao seu cliente.