Acredito que seja o desejo de qualquer professor de migrar suas aulas presenciais para cursos online, podendo ter mais liberdade de horário e atingindo muito mais pessoas, sem restrições geográficas nem de horário.
Neste artigo vou pontuar o que é necessário para você dar este passo tão importante.
O que é um curso digital?
Um curso digital é um conteúdo didático que tem um formato online, para ser acessado de qualquer local que tenha internet.
Este conteúdo pode ser em estilo de e-book, vídeos gravados, aulas e mentorias online individual ou em grupo, grupos de discussão no whatsapp ou telegram ou em aplicativos personalizados.
Qual o melhor formato de curso digital?
Não existe um formato específico, na verdade os formatos podem variar conforme o tipo e quantidade de conteúdo que você deseja entregar para seu cliente, além da diversidade de opções para seu aluno assimilar da melhor maneira possível o conteúdo.
Alguns gostam de ler, outros de ouvir, outros de assistir. Um curso pode ser só texto ou todas estas mídias juntas.
Como definir o tema do meu curso digital?
Diferente de uma disciplina na escola ou faculdade, o curso deve resolver um ou mais problemas específicos.
As pessoas tendem a procurar cursos pontuais, para se aperfeiçoarem em temas específicos e adquirir novas habilidades que impacte diretamente em sua área.
Desta forma, em vez de você formatar um curso de matemática por exemplo, você deverá criar um curso de “matemática financeira para donas de casa”.
Sendo mais específico a chance de você encontrar seu público alvo é mais fácil.
Como criar meu primeiro curso?
Identifique um problema pontual de seu público e crie um conteúdo que resolve essa problema, dê um passo a passo.
Esse conteúdo você pode criar inclusive em um editor de texto normal e depois exportar em PDF. Esse conteúdo em PDF será disponibilizado em uma plataforma de venda, como o Eduzz.
Onde vender meu curso digital?
Existem várias plataformas, mas eu particularmente gosto muito do Eduzz. A ferramenta é muito simples de usar, mas o atendimento deles é um diferencial que vale a pena.
Uma vez cadastrado seu produto no Eduzz você vai ganhar um link para a venda. Esse link você vai divulgar em diversos lugares para iniciar suas vendas.
Quanto cobrar no meu produto digital?
Isso realmente pode variar muito, mas eu recomendo você iniciar com produtos de baixo valor ou até gratuitos.
Estes produtos servem para você identificar seu público alvo e criar uma comunidade inicial de “apoiadores” e “admiradores”.
Assim você terá depoimentos (provas sociais) para iniciar a venda de produtos mais caros.
Porque todo produto digital terminar com 7?
Essa prática pode ter surgido devido a uma série de fatores psicológicos, incluindo a percepção de que os preços que terminam com 7 são mais atraentes e acessíveis aos consumidores.
Algumas pesquisas sugerem que os números que terminam com 7 (especialmente o número 7) são percebidos como mais baixos do que outros números, o que pode levar os vendedores a usá-los para maximizar as vendas.
No entanto, isso é apenas uma teoria e pode variar dependendo do público-alvo e da cultura de cada região.
Como divulgar meu curso digital?
Talvez esse seja o grande X da questão neste mercado. Você precisa encontrar seu público e para isso você tem duas vertentes de trabalho.
Para ser encontrado você precisa dominar o Google, pois é lá que as pessoas vão fazer buscas. Para ser ser notado, você também deve estar presente nas redes sociais.
Quanto mais nichado seu público, mas focada deve ser sua comunicação, assim seu público terá mais facilidade para se identificar com seu conteúdo.
Se você tem interesse em criar seu primeiro produto digital, envie uma mensagem no meu instagram e consulte minha próxima turma. Siga em https://www.instagram.com/ggonzale/