Esta história foi baseada em fatos reais, mas não citarei nomes pois eu fiz questão de esquecer.
Certo dia o telefone do escritório tocou e como sempre eu mesmo já fiz o primeiro atendimento. Era uma pessoa interessada em montar uma loja virtual, e fez os questionamentos básicos para entender os serviços prestados pela minha empresa. Durante a conversa, o “futuro” cliente perguntou se eu podia visitá-lo para conhecer a loja, uma bicicletaria, e explicar em mais detalhes os serviços e custos envolvidos. Prontamente agendei uma hora naquela mesma semana.
No dia da reunião, como sempre faço, cheguei alguns minutos antes. Assim que o responsável me atendeu, sentamos em sua mesa e iniciamos a conversa. O que me chamou a atenção é que, diferente de um cliente normal, este estava muito, mas muito interessado, tanto que pegou um caderno, e anotava detalhadamente cada palavra que eu falava.
Nossa conversa foi fluindo e, a cada nova informação, ele anotava com muita atenção e cuidado em seu caderno. A conversa seguia de uma maneira bem organizada, separada por tópicos, como por exemplo (1) Qual a vantagem de um eCommerce, (2) Quais os investimentos envolvidos, (3) Qual a mão de obra necessária para gerenciar um eCommerce, e assim por diante.
Em certo ponto da reunião, ele me perguntou em quais livros e qual o nome de alguns autores que poderiam falar sobre esse assunto.
Nesse momento eu entendi que ele estava montando o trabalho da faculdade. Educadamente finalizei imediatamente a reunião.