Se você não tem o costume de trocar sua senha de eMail, você realmente precisa saber se ocorreu algum vazamento da sua senha, pois isso impacta em vários riscos que você está exposto.
Se você você cria senhas simples, ou muito comuns ou então não tem o costume de trocar de senha, eu recomendo muito que você siga os passos a seguir:
Você vai acessar o site: https://haveibeenpwned.com/
No campo eMail ou telefone, você vai digitar seu eMail e clicar no botão ao lado (pwned?)
Em seguida o site já vai te retornar em quantas ocorrências de vazamento seus dados foram expostos.
Vou explicar como isso funciona.
Imagina que você criou uma conta em uma plataforma como o canva, linkedin ou até mesmo um cadastro no SPTRANS de transporte público de São Paulo.
Essas empresas descobriram que suas bases foram acessadas de forma indevida, e várias informações de seus clientes ficaram expostas para hackers.
O site haveibeenpwned.com justamente relata essas ocorrências, informando a data do vazamento e quais dados foram expostos.
A partir desse ponto, os hackers usam essas informações para várias ações.
A mais comum, é criar um email se passando por alguma empresa e usando informações pessoais, para dar mais veracidade ao documento. A partir disso eles conseguem acesso a dados específicos como acessos bancários.
Se você identificou que a senha do seu email foi exposta, minha recomendação é a troca imediata da senhas e a instalação de um anti-vírus no computador ou celular, para evitar o acesso indevido a suas áreas restritas.
Se quiser descobrir como se proteger de golpes digitais assim, clique na imagem abaixo do meu curso.