Descubra como alguns professores estão conseguindo gerar uma renda extra usando apenas um blog.
Série: Marketing Digital para iniciantes
Sou professor do ensino superior há mais de 15 anos e sei muito bem todo o esforço que um docente tem para manter seu salário, muitas vezes garipando aulas todo início de semestre para garantir pelo menos aquele período.
Muito provavelmente professores do ensino fundamental e médio devem ter uma rotina muito mais dura, principalmente se forem professores da rede pública.
Bom, este texto pode ser um pouco longo mas eu tenho certeza que se você está desconfortável com sua situação atual como professor e sente uma necessidade de mudar algo em sua vida, peço que leia atentamente até o final, pois com certeza ele te ajudará a ver a internet de outra forma.
O que eu quero com este texto? De coração, eu quero compartilhar um conhecimento que eu levei alguns anos para “compreender” e agora eu consigo organizar as idéias e entregar à vocês de uma maneira resumida e estruturada.
E para quem é este artigo?
Este artigo é para você, professor, que só consegue aumentar sua renda mensal aumentando o número de horas aulas ou dando aulas particulares para complementar a renda.
Este artigo é para você, professor, que dá a mesma aula 4 vezes ao dia e fica se perguntando até quando terá que repetir o mesmo assunto.
Este artigo é para você, professor, que quando está dando aula se sente falando sozinho, pois os alunos não dão a importância devida no assunto.
Este artigo é para você professor, que sabe que mesmo se esforçando e mostrando a importância do conteúdo para seu aluno, tem a impressão que está falando com as paredes.
Então vamos lá, espero realmente que no final deste artigo eu consiga abrir uma nova possibilidade para você e, quem sabe, criar uma nova fonte de renda trabalhando na área que você realmente gosta e tem paixão.
Você quer reduzir suas aulas e manter sua renda?
Quando eu estava repetindo a mesma aula pela terceira vez no dia, eu me perguntava se realmente não existia algo que eu pudesse fazer para mudar aquilo. Não tinha sentido, eu entrava em um piloto automático e sabia que a terceira aula não rendia da mesma forma.
Agora imagine por um instante, você se concentrar em produzir um conteúdo, de qualidade, e poder compartilhar e vender isso de forma automática.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo e alguns de meus clientes. Você está em um domingo a tarde com sua família e seu celular toca avisando que um dos seus produtos digitais acabou de ser vendido.
Vou ser sincero, é uma sensação fantástica. Você produziu algo e tem alguém comprando um produto que vai ajudá-lo a resolver algum problema. É algo que parece impossível para muitos professores, mas não é. Posso garantir.
Para que isso funcione, você precisa se organizar e entender que seu tempo é valioso e você precisa aproveitá-lo da melhor maneira possível, e as pessoas vão reconhecer isso. Mas para que isso se torne realidade você precisa construir sua estratégia digital.
Vou dar outro exemplo.
Para você, ministrar uma palestra deve ser muito simples, principalmente se for sobre um tema que você tem total domínio.
Mas e tudo o que está antes da palestra, a organização, divulgação e acolhimento dos alunos?
Conseguir um salão para agrupar as pessoas, conseguir um horário que seja bom para a maior parte do seu público. Ter despesas com o aluguel, deslocamento, água e petiscos básicos para oferecer aos convidados.
Isso tudo tem um custo e vai ser rateado ou por quem está patrocinando o evento, por você ou por quem está assistindo. Agora, já pensou em fazer a mesma palestra sentado no seu computador, tranquilamente, e falando com pessoas do Brasil todo e até fora do país?
Isso também é possível e tem total relação com o trabalho do professor. O Webinário nada mais é que um seminário que utiliza as tecnologias para transmitir sua “aula” para pessoas que estão online no conforto da sua casa.
Imagine, as pessoas se inscrevendo na sua palestra online, que será oferecida em um determinado dia e hora, e transmitida pela internet. Você não terá que pagar aluguel do salão, comprar comida para os alunos, nem mesmo ficar preocupado em lotar ou não a turma. Se poucos pessoas participarem, você está online, na sua casa, com um custo muito inferior a um evento presencial.
Preste atenção, você já está criando um produto digital!
E qual o primeiro passo?
Antes de você vender algo na internet você precisa entender quem será você na internet. Isso mesmo, qual será sua identidade, como as pessoas vão olhar para você e te reconhecer.
Para isso você precisa primeiro responder a seguinte pergunta: O que eu faço de bom e que pode ajudar as pessoas? É importante entender que neste momento você não é necessário a se identificar com algo exatamente da mesma área que você dá aula, mas algo relacionado.
Por exemplo, um professor de matemática não precisa vender aulas de matemática, mas pode ajudar alunos que estão se preparando para um vestibular e tem dificuldades em temas específicos.
Uma professora de português não precisa vender aulas de português, mas pode ajudar pessoas que precisam fazer revisões de texto para entrega de relatórios na empresa ou ensinar a como produzir estes conteúdos.
Este ponto é fundamental. É preciso entender que a aula que você dá hoje não será a mesma que você vende na internet. Você precisa “empacotar” seu conhecimento de uma maneira diferente e utilizar uma dinâmica um pouco diferente da que você está acostumado em sala de aula.
Por exemplo, imagine um contador. Um profissional desta área pode ajudar pessoas a preencher o Imposto de Renda e dar dicas para evitar cair na malha fina.
Portanto, você precisa resolver algum problema das pessoas para conseguir criar um produto que atenda esta demanda.
Uma vez que você consegue identificar onde você estará atuando vou te ensinar a como atrair os clientes certos.
O que eu posso fazer?
Vamos lá, vou dar um passo a passo da estratégia que você deverá usar e depois vou explicar em detalhes cada uma das etapas.
Mas como se trata de um conteúdo muito denso e detalhado, e que realmente quero apenas compartilhar com quem realmente está interessado, vou te enviar todo o conteúdo em seu eMail.
Nos falamos em breve!
Até lá.
Prof. Gustavo Gonzalez Briones
Mentor de Estratégias Digitais
@ggonzale