A situação é a seguinte: o semáforo de contagem regressiva para quem está descendo a XV de novembro, cruzando com a Av. Independência, simplesmente pula toda a numeração e fecha imediatamente. Normalmente sua contagem regressiva inicia com 28 segundos, mas passados 5 segundos ele já apresenta o sinal amarelo e em seguida o vermelho. Por causa disto, os motoristas que estão iniciando a aceleração para fazer o cruzamento, são pegos de surpresa e freiam bruscamente para evitar serem multados pelo radar ou então bater no veículo da frente.
Por outro lado, assim que o semáforo fecha, ele fica apenas alguns segundos no vermelho, talvez 3 segundos, e logo em seguida abre novamente. Neste caso o risco está para os pedestres, que iniciam a travessia corretamente e derrepente são pegos no meio do caminho obrigando-os a correr ou a voltar.
E depois, quando a população reclamada, as autoridades, leia-se aqui Semuttran, simplesmente emite um comunicado dizendo que os semáforos são aferidos e certificados por órgãos reguladores. Em quem confiar ? Acho que teremos que filmar, pois a palavra da população para eles pelo visto não vale nada.
Mais um desabafo de um Piracicabano que ama Piracicaba.