Eu sei que é uma controvérsia sobre o uso de QRCODE para substituir um cardápio de restaurante, pode até facilitar para o proprietário mas é necessário entender se o cliente realmente está tendo facilidade ou não no uso.
Sábado a noite fomos jantar em um restaurante no shopping e ao pedir o cardápio para a moça da recepção ela me mostrou um QRCODE, pois o cardápio era digital.
Quando alguém fala que o cardápio é digital, eu penso: está na nuvem, é dinâmico e fácil de usar.
Na hora que apontei a câmera do celular para o QRCODE ele pediu autorização para baixar um PDF de 13Mb.
Depois de baixar o PDF e ter que clicar para abrir o mesmo, veio uma mídia que não era própria para tela de celular, era para ser impressa. Letras pequenas, fotos minúsculas. Aquela mídia era para estar impressa no mínimo em uma folha A4.
Mas vamos em frente que a fome era grande. Dai eu começo a dar ZOOM na tela com os dedos e a procurar o que poderia me chamar a atenção para comer.
Ao ver um nome de prato interessante, eu tinha o desafio de rolar a tela pro lado, sem perder a LINHA para conseguir achar o preço que estava no lado direito da folha.
Estou com 47 anos e não estava com meu óculos naquele momento, portanto era frustrante não ter algo fácil para simplesmente escolher o que jantar.
Sabe o que fizemos? Olhamos o restaurante do lado que tinha o cardápio todo aberto em um painel de LED logo encima dos caixas. Além disso, eu podia fazer o pedido em 2 totens ao lado direito, sem nenhuma dificuldade.
Atrito ZERO é você se colocar no lugar do cliente e pensar se ele realmente está tendo facilidade em fazer o pedido ou em entrar em contato com sua empresa.
Faça um teste simples, se eu entrar agora no google e tentar procurar o que você vende? vou te encontrar de forma fácil?
Fica a reflexão para a semana!
Obs: a foto ilustrativa foi gerada pela inteligência artificial do Canva. Depois vou falar mais sobre isso.