O Google é sem dúvida a principal ferramenta de busca pois ele “rastreia” toda a internet mapeando os sites e seus conteúdos!
Ele cria um super índice, apontando onde os conteúdos estão e, baseado em algoritmos e regras, ele define o posicionamento nas buscas, a relevância, e todas as palavras-chave que farão aquele conteúdo se destacar.
O mapeamento orgânico é justamente essa busca e indexação “natural” feita pelo Google. Todo novo conteúdo publicado em um website, é rastreado de tempos em tempos pelas ferramentas do Google.
Quando um website aparece nas primeiras posições das buscas, falamos que ele foi indexado organicamente.
Quando um website não se posiciona nas primeiras colocações, a única alternativa para tomar este lugar é utilizando a ferramenta do Google Ads, onde você vai pagar para ser visto.
E se você não tem um website?
As chances para mapeamento orgânico são muito menores, pois o google não rastreia os conteúdos internos das redes sociais. Ele busca apenas conteúdos abertos, livres de senha, como um blog, notícias, websites, etc.
E como melhorar o rankeamento orgânico do Google?
Existem várias técnicas, mas basicamente eu recomendo um website em WordPress, utilizando plugins de SEO, um blog para gerar muito conteúdo relevante, um website com https (seguro) e que se adapta muito bem ao celular.
Abraços.
Prof. Gustavo
https://www.instagram.com/ggonzale/