A grande maioria dos provedores de hospedagem são servidores compartilhados, isto significa que um único servidor atende e hospeda centenas de sites ao mesmo tempo.
Nestas situações, o servidor precisa criar algumas regras para o bom convívio entre as hospedagens, assim como num condomínio. Uma das regras é a restrição do número de eMails por hora, com o objetivo de evitar o envio de SPAMs.
Esta restrição limita o número de eMails que cada conta pode enviar por hora e o número de eMails que cada domínio pode enviar também. Em alguns casos, este limite é muito alto ou por algum motivo não foi configurado corretamente. Se isto ocorrer, existe um grande risco de algum domínio enviar um SPAM.
Quando isto ocorre, é grande a chance do endereço IP do servidor cair em uma lista de SPAM, ou também conhecido como BLACKLIST. Neste caso, todos os domínios que estão no mesmo servidor são prejudicados.
Se o provedor em que você está hospedado é sério, ele irá tomar medidas imediatas, como solicitar a retirada do IP da lista e alertar ao usuário que enviou o SPAM sobre a proibição da prática.
Para consultar se o IP do seu servidor está em uma BLACKLIST, consulte o link abaixo:
http://mxtoolbox.com/SuperTool.aspx
Caso você não saiba o IP do provedor em que você está hospedado, acesse o PROMPT DE COMANDO no windows e digite “ping www.nomedoseusite.com.br”. O sistema retornará o endereço IP do seu provedor.
Espero ter ajudado.
Abraços.