Ferramenta gratuita do Google permite que empresas apareçam nas buscas conforme localização geográfica.
Pequenas empresas e comércios locais tem a disposição uma ferramenta do google muito eficiente para posicionamento nas buscas. É o Google Meu Negócio.
Trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que mapeia a empresa e a identifica inclusive no Google Maps.
Quando algum usuário faz uma busca no Google, além de exibir os resultados pagos do Google Ads e os resultados orgânicos, ele também mostra as empresas mais próximas que atendem aos parâmetros digitados pelo usuário.
O Google Meu Negócio permite que o empresário, proprietário da empresa, faça diversas configurações para ajudar as pessoas a encontrar seu estabelecimento comercial, como:
Horário de funcionamento do local;
Avaliação dos clientes;
Palavras-chave para identificar o tipo de empresa;
Fotos publicadas pelo proprietário da empresa;
Fotos publicadas pelos clientes;
Características físicas do estabelecimento, como estacionamento e acessibilidade;
Link direto com a Rota pelo Google Maps;
Telefone de contato;
Link para WebSite;
Caso o empresário nunca tenha atualizado nenhuma informação do Google Meu Negócio, muito provavelmente as informações publicadas são as informações automáticas do Google.
O empresário pode solicitar a propriedade do cadastro para conseguir atualizar as informações. O Google enviará um codigo, por carta ou telefone, com um código de verificação, para confirmar a propriedade do estabelecimento.
Um dos itens mais interessantes que eu gosto do Google Meu Negócio, é o sistema de avaliação dos clientes.
Este sistema, por ser do Google, está ativo em celulares Android. Desta foma, o Google mostra automaticamente para o usuário um pedido de avaliação, quando o cliente está presente ou sai de um local que está no Google Meu Negócio.