Drones, smartphones cada vez mais poderosos, segurança da informação e até inteligências artificiais avançadas: essas podem ser algumas das tendências tecnológicas desse ano. Em meio a tantas inovações, muitas delas revolucionárias, 2015 trará novidades e agora você descobre quais serão as mais comentadas.
Esse ano será marcado por grandes empresas, como a Amazon e o Google, apostando nos drones como formas de entregar encomendas. Porém, ainda é preciso aprimorar essa tecnologia – que, é verdade, deve ser utilizada realmente em larga escala somente daqui alguns anos. Entre as principais vantagens vistas pelos defensores dos drones estão a velocidade de entrega, automação do serviço e agilidade. No lado negativo, os drones ainda têm pouca autonomia, uma abrangência geográfica restrita, necessitam de mais precisão nos seus sistemas de GPS e, claro, são muito suscetíveis a condições climáticas.
E além de sua compra ser entregue por um drone, que tal pagá-la com dinheiro virtual? O bitcoin ainda é a forma de pagamento virtual mais promissora. No entanto, ele ainda é utilizado por poucas empresas, e menos ainda por pessoas físicas. Para 2015, a tendência é que apareçam formas de popularizar e facilitar o pagamento com o bitcoin, e o uso de aplicativos mobile pode ser a chave para isso.
Falando em aplicativos mobile, smartphones continuarão sendo a sensação em 2015, com grande investimento em novas tecnologias, configurações e hardwares. Modelos com maior velocidade de processamento, mais espaço de armazenamento de dados e principalmente com ferramentas que possibilitem integração com a nuvem e conexão com outros eletrônicos (como a tecnologia NFC) serão destaque. Aliás, a própria tecnologia de armazenamento na nuvem, com documentos e dados disponíveis para vários dispositivos de uma pessoa em um só serviço, também terá ainda mais força esse ano. Além disso, a chamada “internet das coisas” é outra tendência para 2015, com cada vez mais equipamentos, como TVs, carros e até geladeiras, possuindo conexões com outros aparelhos via Internet, principalmente com smartphones.
E toda essa informação circulando na rede tende a aumentar de volume em grande escala, o que além da questão em si de espaço para armazenar tudo isso, também levanta outro problema: como garantir a segurança dessas informações? As respostas para esses problemas podem ser o big data e a biometria, respectivamente.
Empresas que possuem uma grande quantidade de dados que devem ser armazenados na rede vão optar pelo big data, que é, basicamente, uma tecnologia que traz mais velocidade e armazenamento de dados. Além disso, também possibilita analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, tornando-a bastante útil para empresas que se envolvem com muitos dados e que precisam estruturar e organizar essa informação com o objetivo de tomar decisões mais acertadas. Já a biometria, presente nos novos modelos de iPhone, por exemplo, se apresenta como uma ferramenta prática e confiável para dar mais proteção aos aparelhos dos usuários; sejam celulares, tablets ou até computadores. Reconhecimento de impressões digitais, do rosto, da voz e da retina são algumas formas estudadas para tornar essa tecnologia mais popular e precisa.
Outra tendência para este ano são as tecnologias inteligentes e altamente responsivas. Assistentes pessoais que conhecem, interpretam e respondem a preferências, sites acessados e informações do usuário (como a Siri, da Apple, e o Google Now, do Google) serão aprimorados e popularizados, com suas funções cada vez mais intuitivas e práticas. Quer uma prova disso? A Microsoft anunciou que seu novo sistema operacional, o Windows 10, já será integrado à Cortana, assistente pessoal da empresa de Bill Gates.
Além disso, outras tecnologias também podem se tornar populares em 2015. Óculos de realidade virtual, impressoras 3D, internet 5G e os dispositivos vestíveis – como os smartwatches – são alguns avanços que podem aparecer e/ou se firmarem de vez nesse ano. A certeza é que 2015 trará ainda mais novidades do que o ano passado, tornando a tecnologia mais presente do que nunca em nossas vidas.
Esse post foi uma colaboração do Rodrigo Rodrigues da Acesso Shop.