Depois te ler alguns artigos, livros e participar de alguns eventos, cheguei a conclusão sobre desenvolver um aplicativo e minha opnião é: depende!
Ocorre que algumas pesquisas mostram que são raros os aplicativos que realmente permanecem instalados nos celulares dos usuários, a grande maioria é desinstalado no mesmo dia e os outros vão perdendo espaço nos dias seguinte. O aplicativo tem que ser muito útil para realmente conseguir a atenção das pessoas e permacener instalado para obter resultados aos investidores.
O que deve ser levado em consideração é o tipo de serviço que você estará fornecendo ao usuário e se ja nao existem serviços concorrentes fortes que vão dificultar mais ainda sua entrada no mercado.
De maneira geral eu poderia dar alguns exemplos:
Aplicativo para pedir comida só para seu restaurante: Neste caso você terá um investimento muito grande e com certeza será muito mais eficiente você participar de aplicativos específicos como ifoods ou similar, pois ele já concentra uma grande quantidade de usuários e a chance de você ser encontrado é muito maior.
Aplicativo para classificados da cidade: Provavelmente o Google terá resultados mais eficientes e atualizados.
Aplicativo para divulgar os serviços da empresa: Se for para captar novos clientes eu acredito que o caminho correto é ter um site responsivo, pois a chance dele conhecer primeiro você será pelo Google. Agora, caso você tenha uma área para atender um segmento especifico de clientes e tenha interesse em criar um canal direto entre cliente e empresa, pode ser interessante.
Eu poderia falar o dia todo sobre exemplos, mas de forma objetiva existe uma tendência muito grande em trabalhar primeiro com sites responsivos (mobile), pois o custo de desenvolvimento e manutenção é muito mais baixo e a aplicação fica no servidor e não no celular do cliente. Desta forma, em caso de atualização, tudo é alterado automaticamente.
Existem outros casos que realmente o aplicativo é o caminho mais correto, por exemplo a área de jogos.
Bom, deixe seu comentário que eu terei o maior prazer em respoder.